REGIMENTO

FARDAMENTO

CONCEITO

O fardamento deve ofertar ao operador conforto, segurança e invisibilidade. Contudo haverá alguns casos onde a distinção torna-se necessária, mas na maioria de suas aplicações o operador estará fardado de acordo com o tipo de ambiente. 

Dentro da plataforma de jogo, em geral usamos o fardamento com a camuflagem apropriada para o tipo de ambiente ou tipo de operação.

AMBIENTES

Apesar da plataforma ofertar aos jogadores diversos biomas os mais utilizados são: floresta, deserto, urbano e neve. Desta maneira o operador estará condicionando seu fardamento de acordo com o tipo de ambiente que se desenrolará a missão.

Consideramos a Base como um ambiente, deste modo temos um padrão visual de apresentação dentro e fora de serviço, por isso operador atente-se aos seus usos e esteja sempre em acordo com o padrão da unidade!

OPERAÇÕES

As operações apesar de ser um assunto e um estudo um pouco mais extenso serão seccionadas de maneira mais simplista, justo e afim de facilitar a padronização visual dos elementos:

  • RAIDS

Ações de assalto direto ou Raids, por vezes necessitam de uma identificação clara e assertiva por parte de todos aliados no cenário operacional, assim  camuflagem nem sempre é algo vital, principalmente quando a incursão poderá desenrolar-se em ambientes onde camuflar-se é quase impossível.

Usamos esse padrão nas seguintes situações:

1. Ambientes de deserto ou neve;

2. Ações conjuntas;​

  • CONVENCIONAIS/ESPECIAIS

Geralmente este modelo operacional é condicionado ao ambiente, desta maneira o fardamento deverá buscar sempre mesclar-se ao máximo com todo o bioma a qual o operador estará inserido.

  • FANTASMA

Conhecida como Denied OPS ou operações fantasma, este modelo requer mais o uso de diretivas grey man do que realmente o uso de um padrão. 

 

Geralmente para que o operador consiga camuflar-se nesse tipo de cenário, muitas das vezes terá que portar-se como os elementos nativos daquela região, seja um padrão civil ou de elementos que formam aquele meio cultural tanto da área de segurança ou qualquer outro elemento a ser estudado para a ação.

Este modelo de missões dentro da plataforma é escasso pois muitas das vezes é utilizado um baixo número de operativos para que sua execução não seja notada ou mesmo para que seja verossímil com alguma realidade a ser retratada ou ficcionada.

O FARDAMENTO

Dentro de nosso grupo não temos muitos desenvolvedores de conteúdo para a plataforma, desta maneira fazemos como a maioria dos clans de ARMA 3 fazem no mundo, criamos um critério de escolha e assim buscamos na comunidade algum mod que possa servir a este padrão.

  • ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Pesquisando vimos que muitos dos mods de fardamento alteram inclusive as propriedades de proteção, peso e outros itens fundamentais criando aplicações surreais a realidade.

A Bohemia Interactive como produtora de jogos realizou todo um estudo e com certeza com uma série de "por ques" balanceando a simulação e a diversão, encontrar um mod que respeitasse então as config da empresa foi o nosso primeiro desafio!

  • ESPECIFICAÇÕES ESTÉTICAS

A inteligência artificial dentro do jogo só irá aceitar sua camuflagem se você estiver com parâmetros específicos no seu vestuário que programem para que ela não veja, contudo ignoramos esse fato e queríamos na verdade um fardamento que em uma partida contra oponentes humanos nos desse mesmo que mínima a vantagem de mesclar-se com o terreno de maneira visual!

Infelizmente a maioria das camuflagens disponíveis não cumpria esse papel com muita eficiência.

Com estes dois parâmetros na mesa, tivemos a sorte de um grupo de jogadores criarem o padrão que procurávamos, a Semtek Division criou assim a ARMA CAMOUFLAGE PACK.

Compacto o mod nos atendeu muito bem nas ilhas Vanilla da plataforma, contudo quando começamos utilizar-se de outros cenários como o CUP TERRAINS biomas como o deserto ou mesmo outras áreas de mata tornaram a farda quase obsoleta no critério estético.

 

Infelizmente parece que os criadores abandonaram qualquer atualização desta farda. 

Afim de suprir nossas necessidades, decidimos re-trabalhar as fardas dos criadores e desenvolveu-se uma variação funcional ao grupo!

Nossa vontade é continuar o trabalho dos criadores, contudo nosso conhecimento é limitado e não temos o material aberto para isso.

Acima alguns vídeos produzidos por jogadores ou ex-jogadores de algumas de nossas partidas. 

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