QG

COMANDANTES

CONCEITO

Comandante etimologicamente é um termo que designa uma função de comando ou mesmo graduação permanente. Em sua totalidade, dentro da área militar este termo designa o graduado que exerce uma função de chefia de qualquer unidade, subunidade ou fração, ocasionalmente em unidades não comandadas por oficiais é comum a substituição do termo pela palavra: chefe.

CFOD

Em nossa grade hierárquica comandante é todo elemento que esta assinalado para exercer sua função como um líder de unidade. Em geral os comandantes são:

1. Líderes de Grupos de Combate

2. Líderes de Esquadra

3. Responsáveis técnicos de um setor

É vital entender que apesar de palavras similares, os termos COMANDO e COMANDANTE.

 

São nomenclaturas  empregadas de formas diferentes. Em geral o comandante é chave subordinada de uma unidade, exemplos:

EXEMPLO 1

A junção de três ou mais comandantes podem formar um comando, desta forma quando se chama pelo comando em comunicações qualquer um dos três pode estar respondendo e direcionando a solicitação no rádio. Contudo quando se clama no rádio por um comandante e em específico seu código ou nome, esta a referir-se e tratar diretamente com um elemento COMANDANTE e não com o COMANDO.

EXEMPLO 2

Temos um líder de GC e abaixo dele dois comandantes subordinados em teoria, poderíamos chamar o líder do gc de comando pois este é a maior patentes como comandante daquela fração, contudo com mais unidades em campo isso poderia gerar confusões. Assim recomendamos o uso de uma outra terminologia: Chefe, patente em comando ou mesmo o código usado ao líder da unidade (exemplos: vermelho uno, barba negra, delta três e assim vai...)

A prática leva a perfeição, o dia a dia torna isso mais fácil, mas o mais importante é o entendimento do conceito e o uso constante por parte dos operadores.

Acima alguns vídeos produzidos por jogadores ou ex-jogadores de algumas de nossas partidas. 

© 2018  MESA DE GUERRA

coopnights@gmail.com    Base Machado Corte Real Altis, Almyra

  • Facebook Basic Black